sexta-feira, 1 de abril de 2011

Expedição Chapada Diamantina

Chapada Diamantina é uma região serrana, situada no centro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

A Chapada Diamantina compõe a unidade geológica conhecida como a serra do espinhaço.

Apresenta-se em geral como um altiplano extenso, com altitude média entre 800 e 1.200m
Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.080 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1.958 metros.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado em 1985 por decreto federal, abrangendo uma área de 152 mil hectares da Serra do Sincorá e arredores.

Lugar de povo simples e hospitaleiro, terra de introspecção e forte magia.






















Nossa expedição teve duração de 20 dias onde percorremos os principais atrativos da chapada, e ainda sim faltou muita coisa a ser visitada, afinal o parque é tão grande, que existem trekkings onde pode-se ficar caminhando por uma semana.

Há inúmeros "santuários", pode-se assim dizer, ainda inexplorados pelo homem, outros não abertos a visitação. A impressão que ficou foi de um local muito bem organizado, limpo, livre de impactos ambientais irresponsáveis. Um povo com uma mentalidade 100% voltado a consciência ecológica e preservação. E este mérito é fruto de uma ação coletiva dos moradores da região e dos guias da chapada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário