sábado, 12 de maio de 2012

Canions do Sul Do Brasil


Mais uma vez o Extrematerra volta ao Sul do Brasil, para visitar um velho conhecido seu: Os Canions de "Itaimbezinho", "Fortaleza" e "Malacara".

Itaimbezinho é um nome de origem Tupi-Guarani, "ita" significa pedra e "Ai'be" afiada. Está localizado entre Cambará do Sul e Praia Grande, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 18 Km da sede do município. O acesso ao parque é possível através da RS 429 ou pela SC 360, em uma estrada de chão batido





Sua formação rochosa existe a pelo menos 130 milhões de anos e é um dos maiores do Brasil, sua extensão atinge 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m. As paredes de cor amarelada e avermelhada são cobertas, de ponto em ponto, por vegetação baixa. Ao redor do cânion os pinheiros nativos completam a paisagem.




O Rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata "Véu de Noiva" de uma beleza sem igual, esta cai de uma altura de 700 metros, produzindo uma bruma antes de atingir o fundo do cânion. No azulado do cânion, como gigantesca serpente, o Rio Boi se move preguiçosamente entre as pedras, formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o vizinho Estado de Santa Catarina.



Um lugar fantástico, repleto de opções para prática de esportes de aventura, longas caminhadas e cenários magníficos estão a sua espera! 
É preciso conhecer para PRESERVAR.

Um comentário:

  1. Linda Foto em todos os aspectos, e incrível como Deus é perfeito em fazer uma arte tão linda!

    Fernando Colletti
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir