segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Flor de Lótus



A flor de lótus é vista com respeito e veneração pelos povos orientais, é freqüentemente associada à Buda, por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas. Lótus é o símbolo de expansão espiritual, do sagrado, do puro.

Os Budas em meditação são representados sentados sobre Flores de Lótus. Os Centros de Consciência no corpo humano (Chakras), também são representados como Flores de Lótus.

O significado original deste simbolismo pode ser visto pela seguinte semelhança: Tal com a Flor de Lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores somente após ter se erguido além as superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água que a nutriram.

Do mesmo modo a Mente, nascida do corpo humano, expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter se erguido dos fluídos turvos da paixão, ego e ignorância, e transformando o poder tenebroso da profundidade no puro Néctar Radiante da Consciência Iluminada (Bodichita), a Incomparável Jóia (Mani) na floresta de Lótus (Padme). Assim, o sábio cresce além deste mundo e o ultrapassa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário