segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

É o planeta que chama - Chapada dos Veadeiros GO


Exuberância de flora, fauna e flores, paisagens deslumbrantes, morros e campos, diversidade de cenários, lindas cachoeiras, incontáveis rios e águas, um céu espetacular e cristais por toda terra. Essa soma mais alguma coisa intangível, mas “sentível”, a que as pessoas chamam de
energia, constituem o encanto básico da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.



E, ao contrário do misticismo e da ufologia, o bom é que, neste caso, não é preciso acreditar em nada sobrenatural ou fantástico, basta ver com os próprios olhos e sentir com todos os sentidos. O “poder terreno” manifesta e não há como escapar. É o planeta que chama.


O morador-nativo vê a natureza, com o perdão da redundância, como “natural”, porque ela sempre esteve aqui, esta é a paisagem permanente, é linda, mas o deslumbre não existe. O visitante vê a natureza como “sobrenatural”, algo glamourizado, cada vez mais raro e para ser devotado como um deus.


Sua intensidade é tão contrastante com as médias e grandes cidades, que a primeira reação de quem chega é de impacto e choque, e o local inevitavelmente vai apresentar-se como um paraíso. Se há estresse, ele evapora. Nesse sentido, a maior virtude da região é mostrar às pessoas o quanto tudo pode ser diferente e, sobretudo, melhor.

Texto de Paulo José - Alto Paraíso de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário